ACESSE SEUS RESULTADOS ON-LINE.

Dúvidas Frequentes

« VOLTAR

O Laboratório Biosaúde disponibiliza este espaço para tirar as suas dúvidas sobre exames e procedimentos. Clique na pergunta abaixo para obter a resposta.

Exame de sangue tem que ser em jejum? Não. A maioria não precisa de jejum ou então não são necessários longos períodos sem se alimentar, bastando respeitar quatro horas.
O jejum é necessário apenas para um número muito reduzido de exames como, por exemplo, glicemia e triglicérides.
Lembramos que água não quebra jejum, porém deve ser ingerida com moderação. No caso de crianças alimentadas exclusivamente com leite, a coleta deve ser feita com um intervalo de, pelo menos, uma hora após a última alimentação.
E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum? Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os exames de fezes.
No caso de urina, tem que ser a “primeira da manhã”? Somente se o médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia. Para certos exames, todavia, é necessário permanecer de 2 a 5 horas sem urinar.
Qualquer exame pode ser feito no período da tarde? A maioria dos exames pode ser feita no período vespertino, desde que obedeça, quando indicado, um tempo de jejum. Existem, entretanto, exceções, como por exemplo, o exame de Cortisol e de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que são realizados preferencialmente na parte da manhã.
Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais? Dependendo do caso pode atrapalhar. De maneira geral, aconselha-se evitar exercícios físicos antes da realização dos exames.
Exame de urina é tudo a mesma coisa? A dosagem de exames na urina é muito comum e parece ser coisa simples. Porém, as formas de coleta variam. Isso significa que quando o médico solicita um exame de urina não quer dizer que as orientações sejam sempre as mesmas. Veja por quê.
1. Exame parcial de urina
Avalia indiretamente a função dos rins e é útil para o diagnóstico de infecção. Não é necessário jejum, mas para os adultos, recomenda-se que o tempo entre a coleta da amostra de urina (para o exame) e a micção anterior tenha, pelo menos, duas horas de intervalo.
2. Cultura de urina (urocultura) com ou sem antibiograma
É solicitada em casos de infecção urinária para identificação da bactéria e, se necessário, dos antibióticos (antibiograma) mais indicados para o tratamento. As orientações para os adultos são idênticas às orientações do exame parcial de urina.
3. Clearance de Creatinina
Realizado na urina e no sangue com o intuito de avaliar a função dos rins. Para fazer este exame é necessário:
1. coletar urina por 12 ou 24 horas (ou conforme pedido médico) para dosagem da creatinina,
2. coletar sangue para a dosagem da creatinina (não é necessário jejum).
Em adultos, o resultado final é um cálculo obtido do volume urinário (a coleta deve ser rigorosa conforme orientação recebida), das creatininas dosadas na urina e no sangue, do peso corporal e da altura.
4. Outros exames realizados na urina
Potássio, cálcio, ureia, pesquisa de canabinóides (maconha) e cocaína, microalbuminúria, índice cálcio/creatinina, índice proteína/creatinina, metanefrinas, entre outros.
Conservação? Quando a urina for coletada em casa, o frasco deve ser conservado na geladeira até o momento do transporte para o laboratório. Alguns frascos de coleta fornecidos pelo laboratório contêm uma pequena quantidade de líquido conservante para preservar melhor o material que será dosado.
E a dieta? Para outros exames mais especializados (para evitar interferências nas dosagens na urina) é necessário fazer um determinado tipo de dieta antes e no dia da coleta.
Estando em jejum para realização de um exame, posso tomar água? Posso fazer exames de sangue e urina se estiver menstruada? Não há contra-indicações para realização de exames durante o período menstrual. No entanto, no caso de exames de urina, se não for para diagnóstico de infecção, é indicado fazer o exame fora do período menstrual.
Posso fumar ou beber na véspera do exame? É recomendado manter o seu estilo de vida normal na véspera da realização do exame de laboratório
Devo parar a minha medicação antes de coletar meus exames? Neste caso, você deve seguir a orientação do seu médico que solicitou os exames.
Posso fazer exames se estiver com febre ou resfriado? Não há contraindicação para a realização de exames.